Úlceras Venosas (Varicosas) TRATAMENTO DE DOENÇAS VENOSAS

O que é?

A úlcera venosa é o estágio mais grave da insuficiência venosa crônica e caracteriza-se por lesão com mais de 2 meses de evolução, em geral na região dos maléolos (saliência óssea nos tornozelos). São lesões de difícil cicatrização (podendo levar desde meses até muitos anos para cicatrizarem) e que tendem a reaparecer (recidiva).

As úlceras venosas são as responsáveis por mais de 90% das úlceras de perna.

Sintomas

Os sintomas são muito variáveis, desde a ausência dos mesmos até dor intensa, com prurido e mau cheiro.

Diagnóstico

O diagnóstico é eminentemente clínico. Para o esclarecimento da causa da insuficiência venosa avalia-se o sistema venoso com o ecocolordoppler.

Deve-se fazer o diagnóstico diferencial com úlceras arteriais, úlceras por microangiopatia, por diabetes, neoplasia.

Tratamento

O tratamento clínico baseia-se na correção da insuficiência venosa, com uso de curativos compressivos (tipo bota de Unna), cuidados com a pele peri-lesão, antibióticos (se infecção associada). No caso de insuficiência venosa passível de correção, utiliza-se a cirurgia convencional, o endolaser e a cirurgia endovascular.

Prevenção

A evitação da úlcera venosa se faz pela prevenção da insuficiência venosa crônica. O uso da meia elastocompressiva e o tratamento adequado da Trombose Venosa são fundamentais.

A realização de cirurgia (convencional ou endovascular) para a correção de varizes nos estágios iniciais também previne a evolução da doença.